sexta-feira, maio 28, 2010

Questão de Literatura ajuda homem a ficar milionário...

Existe um programa de televisão (SBT) chamado "1 contra 100", em que um participante tem de eliminar seus 100 oponentes (galera). A maneira de eliminar é acertar a pergunta feita, sobre os mais variados assuntos. Cada oponente que erra (eles têm 10 segundos para escolher a resposta, enquanto o que está do outro lado tem muito tempo para pensar) está fora do jogo. A cada grupo de eliminados, o valor do prêmio vai aumentando.

Na última quarta-feira (26/06), Natan Rodrigues, músico da OSESP, foi o primeiro participante a ganhar a premiação máxima: R$ 1.000.000,00 (isso mesmo, um milhão!)
Quando faltava eliminar apenas um oponente, para assim faturar o prêmio, caiu uma pergunta de Literatura:

"O adjetivo 'acaciano' refere-se a Conselheiro Acácio, personagem de uma importante obra de que autor?
a) Machado de Assis / b) Eça de Queiroz / c) José de Alencar

Natan pensou um pouco e disse: Conselheiro Acácio é personagem de 'O Primo Basílio' - Eça de Queiroz.

Vejam só, ele leu a obra e ainda se lembrava deste personagem, que era antigo amigo do pai de Jorge (marido dedicado, traído, primo do sedutor Basílio), esposo de Luísa (a adúltera, que se mostra arrependida).

Fiquei feliz pelo músico, que além de se mostrar bem preparado, foi muito corajoso por não desistir.

O problema é que a sua oponente também sabia a resposta. Dessa forma, houve uma nova pergunta...

É isso, a literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. Também pode assumir formas de crítica à sociedade e de denúncia social, transformando-se em uma literatura engajada. Além disso, o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem.

E, no caso do Natan Rodrigues, ajudou a deixá-lo milionário.