quinta-feira, maio 06, 2010

Lançamento de Livro em Itajaí

Lançado em Itajaí livro sobre Cruz e Souza

Descrição: O escritor Uelinton Farias Alves lançou no dia 07/05/2010, em Itajaí, o livro “Cruz e Sousa – O Dante Negro do Brasil”, por meio de uma parceria entre Fundação Cultural e Fundação Genésio Miranda Lins, como parte das comemorações dos 150 anos de Itajaí.

“Cruz e Sousa – O Dante Negro do Brasil” desvenda um pouco da vida e obra de um dos maiores escritores brasileiros, além de resgatar textos e poemas inéditos num rigoroso trabalho de pesquisa. O livros traz ainda um caderno de imagens do poeta que registram um pouco do Brasil do século passado.

João da Cruz e Sousa, nascido filho de escravos em 24 de novembro de 1862 na cidade de Desterro, atual Florianópolis é considerado um dos maiores poetas simbolistas brasileiros. Sem saber escrever ou ler, conseguiu brechas na lei imperial, que impedia o estudo a escravos ou ex-escravos, e matriculou os filhos em escolas.

Cruz e Sousa se tornou um intelectual, em uma época em que o estudo não era valorizado. Por ser negro, sofreu os preconceitos de uma sociedade monárquica, onde foi excluído, e obrigado a abandonar o seu meio, mas para cair em outro meio ainda mais hostil, que era a cidade do Rio de Janeiro, no fim do século 19. Novamente não havia espaço para um negro que “não enxergava o seu lugar”. O resultado disso foi uma vida de pobreza, fome, doença e morte. Cruz e Sousa morreu de tuberculose, aos 36 anos, assim como sua mulher e os quatro filhos.

O Escritor - Uelinton Farias Alves é jornalista e escritor, com nove livros publicados, entre ensaios, estudos e romance. Tem exercido a crítica literária, para veículos como o Jornal do Brasil (Caderno Idéias). Recebeu o prêmio Sílvio Romero de Crítica e História Literária da Academia Brasileira de Letras, com o livro “Reencontro com Cruz e Sousa” (1991), quando recebeu várias condecorações do Governo de Santa Catarina e de instituições como a Câmara Catarinense do Livro (CCL).

Fonte:http://www.itajai.sc.gov.br/noticias_det.php?id_noticia=16049