sexta-feira, junho 18, 2010

Simulado ENEM Online

Simulado Novo ENEM Online
O Pré-vestibular da UFSC, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Grupo RBS e com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), realiza o “Simulado Novo ENEM Online”. O objetivo é oferecer um simulado da prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, aos alunos que estão estudando ou já concluíram o Ensino Médio.

As inscrições vão até 23 de junho de 2010, e as provas estarão disponíveis no site: www.prevestibular.ufsc.br, nos dias 26 e 27de junho de 2010, das 10h30 até 12h, os candidatos deverão escolher um dos dias (26 ou 27 de junho) para responder à prova. Cada prova contará com 30 questões de múltipla escolha das disciplinas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, geografia, história, inglês e espanhol direcionadas às competências e conforme ocorre na prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Os gabaritos serão divulgados 48 horas após o término do simulado.

Quem quiser se preparar para a prova do ENEM, ainda pode concorrer a 3 (três) netbooks, basta se inscrever e escolher um dos dias (26 ou 27 de junho de 2010) para responder a todas as questões do Simulado Novo ENEM Online; os dez participantes que tiverem o maior número de acertos e completarem a prova em menos tempo, responderão à pergunta: “Por que o Simulado Novo Enem Online é a sua chance de chegar preparado para o ENEM?” A equipe da Atlântida irá escolher as melhores frases e três alunos serão premiados com um netbook cada um.

Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 30 de junho de 2010, no site das instituições organizadoras: Pré-vestibular da UFSC (http://www.prevestibular.ufsc.br), Instituto Federal de Santa Catarina (http://www.ifsc.edu.br) e Grupo RBS (http://www.clicrbs.com.br).

LITERATURA DE LUTO


Hoje, sexta-feira, 18 de Junho, faleceu José Saramago, na sua residência, aos 87 anos de idade. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila.
José de Sousa Saramago foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Foi honrado com o Nobel de Literatura de 1998, sendo o primeiro escritor de língua portuguesa a conquistar tal honraria. Também ganhou o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa.
O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles (diretor de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus). Em 2010 o diretor português Antônio Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em parceria com o Brasil e a Espanha.
O mundo perde um grande escritor, com capacidade de observar o mundo como poucos.

segunda-feira, junho 14, 2010

O que falta no texto abaixo??

Sem nenhum tropeço, posso escrever o que quiser sem ele, pois rico é o português e fértil em recursos diversos, tudo permitindo, mesmo o que de início, e somente de início, se pode ter como impossível.

Pode-se dizer tudo, com sentido completo, como se isto fosse mero ovo de Colombo.

Desde que se tente sem se pôr inibido, pode muito bem o leitor empreender este belo exercício, dentro do nosso fecundo e peregrino dizer português, puríssimo instrumento dos nossos melhores escritores e mestres do verso, instrumento que nos legou monumentos dignos de eterno e honroso reconhecimento.

Trechos difíceis se resolvem com sinônimos.

Observe-se bem: é certo que, em se querendo, esgrime-se sem limites com este divertimento instrutivo.

Brinque-se mesmo com tudo.

É um belíssimo esporte do intelecto, pois escrevemos o que quisermos sem o “E” ou sem o “I” ou sem o “O” e, conforme meu exclusivo desejo, escolherei outro, discorrendo livremente, por exemplo, sem o “P”, “R” ou “F”, ou o que quiser escolher.

Podemos, em estilo corrente, repetir sempre um som ou mesmo escrever sem verbos. Com o concurso de termos escolhidos, isso pode ir longe, escrevendo-se todo um discurso, um conto ou um livro inteiro sobre o que o leitor melhor preferir.

Porém mesmo sem o uso pernóstico dos termos difíceis, muito e muito se prossegue do mesmo modo, discorrendo sobre o objeto escolhido, sem impedimentos.

Deploro sempre ver moços deste século inconscientemente esquecerem e oprimirem nosso português, hoje culto e belo, querendo substituí-lo pelo inglês.

Por quê?

Cultivemos nosso polifônico e fecundo verbo, doce e melodioso, porém incisivo e forte, messe de luminosos estilos, voz de muitos povos, escrínio de belos versos e de imenso porte, ninho de cisnes e de condores.

Honremos o que é nosso, ó moços estudiosos, escritores e professores.

Honremos o digníssimo modo de dizer que nos legou um povo humilde, porém viril e cheio de sentimentos estéticos, pugilo de heróis e de nobres descobridores de mundos novos.




Descobriram????



O texto não tem letra A!