sexta-feira, maio 28, 2010

Questão de Literatura ajuda homem a ficar milionário...

Existe um programa de televisão (SBT) chamado "1 contra 100", em que um participante tem de eliminar seus 100 oponentes (galera). A maneira de eliminar é acertar a pergunta feita, sobre os mais variados assuntos. Cada oponente que erra (eles têm 10 segundos para escolher a resposta, enquanto o que está do outro lado tem muito tempo para pensar) está fora do jogo. A cada grupo de eliminados, o valor do prêmio vai aumentando.

Na última quarta-feira (26/06), Natan Rodrigues, músico da OSESP, foi o primeiro participante a ganhar a premiação máxima: R$ 1.000.000,00 (isso mesmo, um milhão!)
Quando faltava eliminar apenas um oponente, para assim faturar o prêmio, caiu uma pergunta de Literatura:

"O adjetivo 'acaciano' refere-se a Conselheiro Acácio, personagem de uma importante obra de que autor?
a) Machado de Assis / b) Eça de Queiroz / c) José de Alencar

Natan pensou um pouco e disse: Conselheiro Acácio é personagem de 'O Primo Basílio' - Eça de Queiroz.

Vejam só, ele leu a obra e ainda se lembrava deste personagem, que era antigo amigo do pai de Jorge (marido dedicado, traído, primo do sedutor Basílio), esposo de Luísa (a adúltera, que se mostra arrependida).

Fiquei feliz pelo músico, que além de se mostrar bem preparado, foi muito corajoso por não desistir.

O problema é que a sua oponente também sabia a resposta. Dessa forma, houve uma nova pergunta...

É isso, a literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. Também pode assumir formas de crítica à sociedade e de denúncia social, transformando-se em uma literatura engajada. Além disso, o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem.

E, no caso do Natan Rodrigues, ajudou a deixá-lo milionário.

sexta-feira, maio 14, 2010

DIVIRTA-SE!


quarta-feira, maio 12, 2010

CUIDADO COM A AMBIGUIDADE...

Por que será que este barbeiro está sem clientes???




quinta-feira, maio 06, 2010

Lançamento de Livro em Itajaí

Lançado em Itajaí livro sobre Cruz e Souza

Descrição: O escritor Uelinton Farias Alves lançou no dia 07/05/2010, em Itajaí, o livro “Cruz e Sousa – O Dante Negro do Brasil”, por meio de uma parceria entre Fundação Cultural e Fundação Genésio Miranda Lins, como parte das comemorações dos 150 anos de Itajaí.

“Cruz e Sousa – O Dante Negro do Brasil” desvenda um pouco da vida e obra de um dos maiores escritores brasileiros, além de resgatar textos e poemas inéditos num rigoroso trabalho de pesquisa. O livros traz ainda um caderno de imagens do poeta que registram um pouco do Brasil do século passado.

João da Cruz e Sousa, nascido filho de escravos em 24 de novembro de 1862 na cidade de Desterro, atual Florianópolis é considerado um dos maiores poetas simbolistas brasileiros. Sem saber escrever ou ler, conseguiu brechas na lei imperial, que impedia o estudo a escravos ou ex-escravos, e matriculou os filhos em escolas.

Cruz e Sousa se tornou um intelectual, em uma época em que o estudo não era valorizado. Por ser negro, sofreu os preconceitos de uma sociedade monárquica, onde foi excluído, e obrigado a abandonar o seu meio, mas para cair em outro meio ainda mais hostil, que era a cidade do Rio de Janeiro, no fim do século 19. Novamente não havia espaço para um negro que “não enxergava o seu lugar”. O resultado disso foi uma vida de pobreza, fome, doença e morte. Cruz e Sousa morreu de tuberculose, aos 36 anos, assim como sua mulher e os quatro filhos.

O Escritor - Uelinton Farias Alves é jornalista e escritor, com nove livros publicados, entre ensaios, estudos e romance. Tem exercido a crítica literária, para veículos como o Jornal do Brasil (Caderno Idéias). Recebeu o prêmio Sílvio Romero de Crítica e História Literária da Academia Brasileira de Letras, com o livro “Reencontro com Cruz e Sousa” (1991), quando recebeu várias condecorações do Governo de Santa Catarina e de instituições como a Câmara Catarinense do Livro (CCL).

Fonte:http://www.itajai.sc.gov.br/noticias_det.php?id_noticia=16049

ACORDO ORTOGRÁFICO EM QUADRINHOS